Aprenda a fazer uma deliciosa Steak Tartare
- gourmetizar
- 29 de jul. de 2015
- 1 min de leitura

A origem do steak tartar é uma teia complicada de história e heresia. A maioria acha que o steak tartar foi criado pelos hábitos alimentares dos ferozes mongóis medievais das estepes russas.
A versão mais comum, que corre no circuito gastronômico é algo como: “Tartar veio dos tártaros, porque eles eram nômades e não tinham refrigeração e picavam a carne de cavalo para comer assim”. Falso.
Segundo o livro de David Morgan, Os Mongóis, de 1990, os cavaleiros mongóis eram conhecidos por colocar pedaços de carne sob suas selas para que ficassem amaciadas e ligeiramente cozidas pelo calor dos cavalos. Falso.
Boeuf à l’Americaine, ou tartar, aparece pela primeira vez em língua francesa (de acordo com o Dicionário de Inglês Oxford) no início do século 20 – ao mesmo tempo em que os russos trouxeram suas receitas de carne picada para Hamburgo, mas essa já é outra história. Foi o início da moda instituída pelas brasseries francesas de se vangloriar pela sua cozinha internacional. O nome do prato “tartar” não é etimologicamente associada à tribo Mongol. Por outro lado, é uma versão abreviada do estilo em que foi servido – com molho tártaro. Durante décadas, steak tartar foi servido com um acompanhamento de um molho rústico feito de ovo e vinagre. Por isso, a la tartare.
Então que tal aprender a fazer um delicioso Steak Tartare e ainda ter uma aula de psicologia? é só clicar no vídeo e se deliciar.
Comments